top of page

 

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA
SECRETARIA EXECUTIVA
SUPERINTENDÊNCIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DIVISAO DE DEFESA AGROPECUÁRIA-SFA-RS
NUCLEO DE SUPORTE A PRODUÇÃO ORGÂNICA

          

OFÍCIO-CIRCULAR Nº 7/2023/NUSORG-RS/DDR-RS/SFA-RS/SE/MAPA

Porto Alegre, 27 de abril de 2023.

 

 

Assunto: Retificação de informações acerca de suposta detecção de agrotóxicos em arroz orgânico.

OBS: Esta versão retifica a data informada no item 1, a redação de ingrediente ativo constante no item 2 e a redação do item 7, todos do OFÍCIO-CIRCULAR Nº 4/2023/NUSORG-RS/DDR-RS/SFA-RS/SE/MAPA, de 26 de abril de 2023.

 

Em 25 de abril de 2023 foi publicada notícia no sítio eletrônico https://direitoagrario.com, Sei 28238652, em que se informou a constatação de presença de ingredientes ativos de agrotóxicos em duas amostras de arroz orgânico.

As amostras teriam sido coletadas pelo Vereador de Nova Santa Rita/RS, Sílvio Roberto Flores de Almeida e, após análise no Laboratório de Resíduos de Pesticidas da UFSM - LARP/UFSM foram emitidos os laudos, Sei 28238744 e 28238829, ainda segundo a notícia, teriam sido detectados os ingredientes ativos de agrotóxicos "Quinclorac" e "2,4 D" .

De posse desses laudos os Vereadores de Nova Santa Rita/RS, Sílvio Roberto Flores de Almeida e de Porto Alegre/RS, Ramiro Rosário protocolaram representação junto ao Ministério Público Federal do RS.

Considerando que a garantia da integridade dos produtos orgânicos é, por atribuição legal, competência do MAPA, que todos os agentes envolvidos na representação (produtor e certificadora) encontram-se em situação regular perante a regulamentação brasileira da produção orgânica, este Núcleo de Suporte à Produção Orgânica do RS - Nusorg/RS, abriu processo administrativo para verificar o objeto da representação.

Preliminarmente verificamos que os dados expressos nos laudos não sustentavam as conclusões de presença de ingredientes ativos de agrotóxicos, adicionalmente consultamos o Responsável Técnico e signatário dos laudos do LARP/UFSM, Professor Renato Zanella, Sei 28239231, o qual encaminhou ofício ratificando nosso entendimento, qual seja, que os laudos aqui anexados e objeto da representação e anexados a notícia informavam que as amostras NÃO continham qualquer traço dos ingredientes ativos de agrotóxicos pesquisados.

Considerando que a citada notícia foi amplamente divulgada e reproduzida em outros meios de comunicação, que as informações ali veiculadas não encontram amparo nos fatos, atingem a integridade e idoneidade dos produtores, da certificadora e do próprio MAPA e, de forma indireta, de toda rede de produção orgânica este Nusorg/DDA/SFARS/SE/MAPA vem a público informar que trata-se de notícia IMPROCEDENTE.

Conforme acima exposto, os dados constantes dos laudos levam a conclusão diametralmente oposta à veiculada na notícia, isto é, as amostras analisadas NÃO continham qualquer resíduo de agrotóxicos

Atenciosamente,

Documento assinado eletronicamente por MICHELE DE CASTRO IZA, Auditor (a) Fiscal Federal Agropecuário, em 27/04/2023, às 09:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º,§ 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site: https://sei.agro.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0 , informando o código verificador 28260563 e o código CRC ADCDBD2C.

 

 

Av. Loureiro da Silva, 515, 8° andar, sala 806,   – Telefone: 51-30862930
CEP 90.010-420 Porto Alegre/RS 

Referência: Processo nº 21042.005407/2023-10SEI nº 28260563

logo-federal.png
logo-sei.png

NOTAS DE ESCLARECIMENTO

 

Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticidas

Setor de Química Analítica

Depto. de Química – Universidade Federal de Santa Maria

 

Ofício 21/2023 LARP

 

Santa Maria-RS, 26 de abril de 2023

 

Do Prof. Renato Zanella

Coordenador LARP

Universidade Federal de Santa Maria

 

Assunto: Interpretação de laudos de amostras de arroz

 

Prezada/os:

 

Considerando a divulgação na mídia dos resultados das análises de resíduos de agrotóxicos de duas amostras de arroz que constam nos laudos 2748_1 e 2748_2 emitidos pelo Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vimos, através deste ofício, esclarecer a quem possa interessar que os laudos atestam que não há resíduos detectáveis de nenhum dos agrotóxicos analisados nas amostras em questão.

 

Permanecemos à disposição.

 

Atenciosamente

Prof. Dr. Renato Zanella Coordenador LARP-UFSM

 

 

LARP - LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE RESÍDUOS DE PESTICIDAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - Depto. de Química/CCNE - Prédio 13D, Rua E, Campus da UFSM

97.105-900 Santa Maria, RS /Fax (055) 3220 8011, renato.zanella@ufsm.br http://www.ufsm.br/larp

LARP.jfif
UFSM.png
bottom of page