top of page
agriculture-backyard-blur-296230.jpg

Visitas de Controle Social

Anualmente a CPOrg/RS estabelece uma agenda de visitas às Organizações de Controle Social (OCS), as chamadas Visitas de Controle Social. São visitados de 6 a 10 grupos por ano, dependendo da disponibilidade orçamentária do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). As visitas são realizadas por equipes de três membros da CPOrg/RS, com uma duração média de 3 dias. São visitadas as Unidades de Produção e realizadas reuniões com os agricultores, onde são verificados os procedimentos para a garantia da qualidade orgânica adotados pelos agricultores e pelo grupo.


O  foco é o estreitamento de relações entre os membros das OCS e os da CPOrg, para que se conheçam e criem confiança mútua. Os produtores das OCS são estimulados e orientados em relação às normas de produção orgânica, mas com um olhar de fomento e identificação da sua realidade, dificuldades e busca de melhorias.
 

As visitas são também uma oportunidade de identificação de questões para o aperfeiçoamento e atualização das normativas da produção orgânica, para a revisão de procedimentos, elaboração de material de apoio e  proposição de políticas públicas de incentivo à produção orgânica.

bottom of page